Associação Atlética Bernardense... Mas, pode chamar de "O Leão da Alta Sorocabana".

E tudo começou aqui...

(Foto: Raul Muniz - Imagem via drone)

Presidente Bernardes, São Paulo, Brazil

Associação Atlética Bernardense, uma das equipes mais conhecidas no cenário do Futebol Amador do Estado de São Paulo, sendo vice campeã do estado no ano de 1975, alem de vários títulos regionais ao longo desses anos.

Agora com seu time de veteranos, há quase 50 anos na ativa e sempre contando com as presenças de vários jogadores que jogaram na equipe principal da Bernardense, em suas várias conquistas, durantes a sua de historia.

Associação Atlética Bernardense, nas décadas de 60 e 70, teve varias equipes consideradas por muitos da época, como um time profissional, já que ao longo de todo esse tempo, jogou amistosamente com várias equipes do cenário futebolístico brasileiro: APEA-Associação Prudentina Esportes Atléticos, que na época fazia parte da divisão maior do futebol paulista. XV de Piracicaba, Olaria, Juventus, Operário de Campo Grande e várias outras equipes, sendo que em muitas dessas partidas a Bernardense conquistou a vitória - ganhando assim um título dado pelos os torcedores daquela época como "O Leão da Alta Sorocabana"

''A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos''. - Cícero.

Associação Atlética Bernardense

A gloriosa história do futebol da Associação Atlética Bernardense é ostentada com orgulho pelos moradores mais antigos de Presidente Bernardes. AAB formou grandes equipes e toda a sua população se orgulha dos grandes feitos realizados nos campos de Presidente Bernardes e região.

O primeiro campo da Bernardense era localizado na Vila São Vicente, onde atualmente está localizada a Casa da Lavoura. A primeira equipe da AAB sucumbiu após realizar apenas cinco partidas.

Enquanto isso, um grupo de jovens reunia-se quase que diariamente no Bar do Veloso, ao lado da Sapataria e Selaria Francana, onde eram realizados pequenos bingos para manutenção de um time juvenil - o "Independente", com objetivo de registra-lo na Federação Paulista de Futebol para participar do campeonato amador.

Como a equipe da Bernardense estava desativada e o Independente necessitava de uniforme e surgiu a seguinte proposta por parte dos jovens aficionados por futebol: A Bernardense cederia seu uniforme ao Independente, que por sua vez disputaria a competição defendendo as cores da AAB.

A diretoria considerou a idéia algo de interesse para o clube e aceitou a proposta. Sob o comando do primeiro dirigente, Germano Bremer, a equipe cresceu e conquistou torcedores.

Com o crescimento e as conquistas do time, o campo existente não comportava mais o público.

Arthur Ramos e Silva Júnior, percebendo a necessidade da construção de outro campo, doou um terreno no bairro Village.

A construção foi realizada através de um mutirão. Depois de quatro anos, ele fez mais uma doação para a construção de um estádio, que atualmente leva o seu nome, onde acontecem as partidas dos times da Bernardense e jogos do Campeonato Municipal de Futebol Amador.

Alguns jogadores fizeram história na Bernardense como Raimundo (Chaminé), Valdemar, Fernandão, Ubaldo, Mazinho, Baru, Zé Cunhado, Iolo, Oscar, Zé Salustiano, Jaime Avanço, Ranieri Fuzeto, Marinho Mackawa, Alaor, Oscar Vieira, Nerwil, Baiano, Wesley, Douglas, Jorge Garcia, Arturzinho, Tiriti, Egídio Biágio, Tatuí, Daniel Alfaiate, Jairzinho, Zi, e Tedo, entre muitos outros.

Vice Campeã do Estado São Paulo

Em pé: Técnico Bolinha (sapeteiro), Toni Fuzeto, Braz, Abidon, Paulão Felipe, Irimar, Alencar Verri (Diretor Esportivo).

Agachados: Jairzinho, Miltão, Samuel, Zi, Barbudo e Sidnei. (os dois mascotes), Odilo e Cebolinha Verri. Obs: Faltou na foto o centroavante Peta.

Associação Atlética Bernardense - 1977 Campeão Amador Regional.

Em pé: Zi, Dodão, Ocimar (Tetão), Bizela, Elizeu, Celinho, Jaiminho, Braz, Vitalino, Manolo, Enoque, Mauro Nicolau, Badeu, Fuminho.

Agachados: Galindo, Sidney, Julinho, Arthuzinho, Vanderley, Peta, Samuel e Nelsinho.

Associação Atlética Bernardense - 1978.

Em pé: Chico, Paulo Felipe, Abidão, Braz, Toni Fuzeto e Jaizinho Agachados: Sidney, Samuel, Julinho, Zi e Barbudo.

Associação Atlética Bernardense - 1979.

Em pé: Professor Coringa (técnico), Calitia, Jaiminho, Berré, Pizi, Julinho, Vadão, Márcio Alexandre e Quere.

Agachados: Nivaldo, Tuca, Dida, Ademirzinho, Ditão, Beto Benites e Catarina.

Associação Atlética Bernardense - 1980.

Em pé: Zé Rosa, Benedito Pellis (diretor esportivo), Professor Coringa (técnico), Denilton, Pizi, Sérgio Guedes, Arthur, Pascoal Barros, Pelé, Damião, Zelão e senhor Vitor.

Agachados: Coelho, Denis (Mutreta), Tuca, Bresqui, Dida, Emerson, Catarina e Celinho Pizi.

Em pé: Pascoal Barros, Damião, Nivaldo Henrique, Vadão (ex-Corinthians Prudentino), Márcio Alexandre, Beto Benites (ex-Corinthians Prudentino), Quere e Tuca Serraglio.

Agachados: Paulinho Militelo, Dida Amaral, Mituca (ex-São Paulo FC), Ademirzinho, Ditão (ex-Londrina), Artur Cezar Lima e Catarina.

Associação Atlética Bernardense - Sempre com times memoraveis.

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 1)

Associação Atlética Bernardense - Campeão da Mini Copa Regional de 1986.

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 2)

''A inexperiência é o começo de tudo, é nela que nos tornamos experiente''. - Hugo Castro

Dente de Leite

Associação Atlética Bernardense

Uma das primeiras equipes dente de leite, criada pelo senhor Enoque.

Em pé: Piva, Renatão,Telico, Pizzi, Chicão, Binho, Denis e Enoque (técnico).

Agachados:Tuca, Arthur, Paulinho, Ivan e Marquinho.

Associação Atlética Bernardense - Revelando talentos.

Marquinhos e Ivan, grandes jogadores, alguns anos depois o Ivan foi para o Flamengo-RJ

Associação Atlética Bernardense - Presença garantida nas categorias de base.

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 3)

Associação Atlética Bernardense - Campeão Dente de Leite Intermunicipal de 1981.

Em pé: Tocera, Edinho, Maturano, Fábio, Edson Mecânico, Odilo, Minoro, Colito, Flavio Giolo, e Ivan (técnico).

Agachados: Zezinho, Vadinho, Sidney, Vande, Robaldo, Carneiro e Nene. Faltou o Juliano Calderoni.

Associação Atlética Bernardense - Campeão Dentão de 1981.

AJUDE A ESCALAR O TIME (FOTO 4)

Associação Atlética Bernardense - Reconhecimento, respeito e gratidão.

1981 - Zé Rosa, saudoso Vitor, Sidney com a faixa de Campeão Estadual Dente de Leite e o saudoso Zelão. "Que Deus os tenha".

'Da vida eu só espero rir dos tombos, aprender com os erros, e continuar acreditando que no final tudo vai dar certo sempre...'' - Aurélia Vasconcelos

Veteranos

Associação Atlética Bernardense - Uma história sem fim.

Em pé: Anibal, Tião Badeu, Alcides Medina, Douglas, ? ? ?, Tom Venceslau, Wenilton

Agachados: Julio Rodrigues, Ovideo, Tocera, Into, Reinaldo Kimura, Luiz Calderoni e Jairzinho.

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 5)

Jogo Amistoso contra Adamantina.

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 6)

Em pé: Tone Fuzeto, Tetão, Julio, Tom, PT, Gilmar, Bizela, Alcides Medina e Roberto

Agachados: Damião, Kere, Into, Zé Carlos e Reinaldo Kimura.

Bernardense com uniforme completamente diferentes de suas cores origionais. Jogo em Santo Anastácio, contra a equipe do Fada Futebol Clube.

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 7)

Amistoso contra CA Candidomotense de Cadido Mota-SP

Em pé: Eduardo, Odilo, Sérgio Guedes (ex-Tupã, Guarani, Juventude, Juventus, dentre outros), Cuca , João Carlos (ex-Grêmio Maringá), Lelau, Célio, Geninho, Denilton (ex-goleiro: Marília, Botafogo de Ribeirão, Santos FC, Nacional), Mael e Tiago Amaral (ex-júnior do São Paulo FC).

Agachados: Serginho, Denilson (ex-Juventus, Júbilo Iwata do Japão, Bandeirante de Birigui e outros clubes do interior de SP), Carlos Albertto (ex-Corinthians Prudentino, Paranavaí, Juvenus,.etc), Marquinhos, Edson, Adriano Bocó (ex-Grêmio Maringá, Corinthians Prudentino, etc), Tuca e Mané (massagista).

Associação Atlética Bernardense - 2007

Time que conquistou o titulo do Campeonato Intermunicipal Senior

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 10)

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 8)

Equipe atual

AJUDE A ESCALAR O TIME - (FOTO 9)

''O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis''. - Maria Julia Paes de Silva

Tempo de Ouro

Ano de 1978, aniversario de Presidente Bernardes

Momentos épicos do futebol bernardense: Tuca, Dudu (ex-Palmeiras) e Bresqui,

contra os Milionários FC, time de veteranos formado por grandes jogadores brasileiros.

Associação Atlética Bernardense x Milionarios FC - (dia 12/10/1978 - feriado nacional).

Indio (ex-goleiro Corinthians Prudentino, Tuca, Mané Garrincha (ex-Botafogo, Corinthians e Seleção Brasileira, considerado por muitos o melhor jogador do mundo depois de Pelé), Carlão Rossato e o mascote Denis (mais tarde, jogador profissional também de muitos clubes entre eles: Juventus, Novorizontino, Bandeirante de Birigui, Paraguaçuense e Júbilo Iwata do Japão).

Nome Oficial: Estádio Municipal Prefeito Manoel Inácio Cavalcante

Capacidade: 3 mil pessoas

Endereço: Rua Dr. Artur Falcone

Inauguração: 1998

Proprietário: Prefeitura Municipal de Presidente Bernardes-SP

Associação Atlética Bernardense - Confraternização de Fim de Ano / 2016.

Associação Atlética Bernardense - Confraternização de Fim de Ano / 2013.

Presidente Bernardes-SP

O desbravamento e a colonização do sertão do Vale do Paranapanemaforam algumas das maiores façanhas da história regional. Foi nesse território que nasceu Presidente Bernardes, a antiga povoação de Guarucaia. Em 1º de novembro de 1919, havia sido inaugurada a estação da Estrada de Ferro Sorocabana. Tornava-se mais fácil, aos interessados na compra dos lotes de terras férteis, chegarem à primitiva gleba.

Presidente Bernardes teve seu projeto urbano traçado em 1920 pelo Cel. José Soares Marcondes. A área pertencia ao imóvel Lins de Vasconcelos, cujo retalhamento foi contratado em 1919 para os terrenos onde atualmente está situado o município, ao sul da linha da Fepasa.

A parte norte da linha, um imóvel de 50 mil alqueires, pertencia à firma Ramos, Porto e Cia, que o adquirira da Companhia dos Fazendeiros, que por sua vez recebera, por permuta, do Cel. Manoel Goulart.[carece de fontes]

Da firma Ramos, Porto e Cia, faziam parte os irmãos Luiz Ramos e Silva e Arthur Ramos e Silva Júnior, tendo o primeiro aberto loteamentos em Santo Anastácio e Piquerobi. Já Arthur Ramos fixou-se na Fazenda Guarucaia, em Bernardes.

Presidente Bernardes teve seu projeto urbano traçado em 1920 pelo Cel. José Soares Marcondes. A área pertencia ao imóvel Lins de Vasconcelos, cujo retalhamento foi contratado em 1919 para os terrenos onde atualmente está situado o município, ao sul da linha da Fepasa.

A parte norte da linha, um imóvel de 50 mil alqueires, pertencia à firma Ramos, Porto e Cia, que o adquirira da Companhia dos Fazendeiros, que por sua vez recebera, por permuta, do Cel. Manoel Goulart.(carece de fontes)

Da firma Ramos, Porto e Cia, faziam parte os irmãos Luiz Ramos e Silva e Arthur Ramos e Silva Júnior, tendo o primeiro aberto loteamentos em Santo Anastácio e Piquerobi. Já Arthur Ramos fixou-se na Fazenda Guarucaia, em Bernardes.

Fundação: 2 de novembro de 1923

Gentílico: Bernardense

Lema: Por São Paulo, Pelo Brasil

Prefeito: Luccas Inague Rodrigues (PP) - (2017–2020)

Unidade Federativa: São Paulo

Microrregião: Presidente Prudente IBGE

Municípios Limítrofes: Álvares Machado, Emilianópolis, Tarabai, Alfredo Marcondes, Sandovalina, Mirante do Paranapanema, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio e Santo Expedito

Distância até a Capital: 578 km

Características Geográficas

Área: 749,234 km²

População: 13 494 habitantes - Censo IBGE/2016

Densidade: 18,01 hab./km²

Altitude: 429 m

Indicadores

IDH-M 0,79 alto PNUD/2000

PIB: R$ 116 463,097 mil IBGE/2008

PIB per capita: R$ 7 598,56 IBGE/2008

Hino da cidade de Presidente Bernardes-SP.

Video Histórico.

Desfile dos 95 anos de Presidente Bernardes-SP.

OBSERVAÇÃO

"Parte consideravel da referida matéria, foi extraida do site pertencente aos Veteranos da AA Bernardense, ao qual rendemos os nossos respeitos e agradecimentos para com a história do time, da torcida e da cidade''.

Osmar de Amigos agradece.

ATUALIZAÇÃO A QUALQUER MOMENTO.

(Fontes: Emubra Enciclopédia - Google - Prefeitura Municipal Presidente Bernardes SP - Rádio Cidade Nova FM - Facebook Veteranos Bernardense - SB Produções - Templos do Futebol - Veteranos Bernardense - Wikpédia - Youtube) web / OA.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga

Visto em:

© Copyright todos os direitos reservados

© 2017 por Osmar de Amigos, "todos os direitos reservados"     |    Orgulhosamente criado por Arte Web cAc

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29).